Quando falamos sobre este tema, temos algumas razões:
1 - O imóvel está num estado ruim de conservação, muitas vezes com umidade, rachaduras, pisos quebrados e assim por diante. Neste caso, a reforma é necessária para garantir a salubridade, está ligada à saúde respiratória e à segurança dos ocupantes.
Portanto num imóvel nestas condições é necessário fazer uma reforma de infraestrutura, que consiste basicamente em: corrigir patologias da edificação, atualizar as instalações elétricas e hidráulicas e, refazer o acabamento fino, seja pintura ou troca dos revestimentos.
Imagem 1 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
2 - O imóvel está em boas condições estruturais e de infraestrutura, mas está desatualizado : iluminação muito fraca, equipamentos hidráulicos antigos ( vasos, torneiras, chuveiros), e etc. Neste caso, muito interessa ao investidor reformar, visto que uma reforma intencional aumenta o valor de mercado do imóvel, tanto para venda como para locação ( falaremos em detalhes).
Imagem 2 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 3 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
3 - Identificação. Muitas vezes o imóvel está atual e em boas condições, contudo, a comunicação do design interno não é compatível com a personalidade, e destino que o locatário busca, afinal, nossa casa, nosso lar é o refúgio, o lugar onde descansamos corpo e mente.
Imagem 4 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Agora que você entendeu as macro razões para reformar, vamos explorar os interesses e como podemos investir de maneira certeira na reforma de um imóvel.
A ótica do locatário:
Frases como : “ Eu não quero investir em algo que não é meu”, são válidas e importantes, afinal, ter o seu próprio imóvel é o objetivo base da grande maioria da população. Contudo, principalmente no momento econômico em que estamos, com a SELIC em alta, percebemos o pêndulo do mercado imobiliário em direção ao aluguel de imóveis como a maior parte de fechamento de negócios em curto e médio prazo.
Com isso, é importante mostrar que sim, é possível atualizar um imóvel com intervenções pontuais que permitam que você se relacione intimamente com aquele ambiente pelo tempo em que estiver nele.
Seguimos para as soluções:
Pintura ousada:
A pintura, a paleta de cores intencional comunica exatamente o que você precisa que a casa te diga, ambientes mais aconchegantes com tons terrosos e claros , abraçam. Já cores vibrantes trazem personalidade e movimento, destaque e divisão e espaços subliminar, por exemplo : temos uma sala de jantar integrada com a sala de estar, podemos pintar parede e teto com cores diferentes, para que tenhamos claro em que momento estamos ao utilizar cada parte.
Imagem 5 : Projeto W+E - Autoria escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 6 : Projeto GV - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Ainda sobre a pintura, não posso deixar de mencionar as artes personalizadas realizadas direto na parede, por vezes em motivos florais, outras vezes em motivos urbanos e geométricos, trazem singularidade ao espaço,é a essência de quem está morando estampada na parede.
Imagem 7 : Imagem referência.- Fonte: pinterest, 2025.
Imagem 8 : Imagem referência.- Fonte: pinterest, 2025.
Móveis Soltos
Uma bela curadoria de móveis soltos te permite fazer história, mesmo que você se mude muitas vezes, móveis soltos de qualidade, de forma versátil, te acompanham por onde você for e pelo tempo que precisar.
Nesta lista estão inclusos : mesa de jantar , aparadores, cristaleiras, sofás e poltronas, armários e roupeiros.
A curadoria não só se faz necessária na percepção do espaço que o móvel ocupa, mas também na sua personalidade e qualidade, seus materiais de acabamentos, locomoção, e até montagem e desmontagem.
Imagem 9 : Projeto Residência DG - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 10 : Imagem referência.- Fonte: pinterest, 2025.
Decoração:
A decoração é um item versátil, podemos ter quadros ( que, aliás, estão em alta, com o primor da pintura a óleo) , itens de adorno , mantas, edredons e até jogos de toalhas. Investir sempre em materiais de qualidade, que além de durarem por um bom tempo, fazem com que você contribua para o meio ambiente. Comprar itens muito baratos para uso breve e descarte, exceto em casos de necessidade, é uma oportunidade perdida de contribuir para o meio ambiente.
Imagem 11: Imagem referência.- Fonte: pinterest, 2025.
Iluminação:
Por último, mas não menos importante! A iluminação é sim a cereja do bolo, podemos ter a mais refinada curadoria de móveis soltos e designs de artistas fantásticos, mas, com uma iluminação ruim e sem propósito, tudo se perde.
Por isso, utilizar itens de iluminação sobreposta, permite ter versatilidade para redistribuir a luz num ambiente em que você não queira fazer intervenções de grandes reformas , e ainda por cima dar profundidade ao ambiente, deixando o ambiente singular, único e intencional.
Quando falamos de iluminação, não nos referimos somente ao teto, mas sim arandelas, balizadores e perfis de marcenaria, que graças ao rápido avanço tecnológico, possuem opções recarregáveis.
Imagem 12 : Projeto L+M - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 13 : Imagem Produzida na Inteligência Artificial pelo Escritório.- Fonte: IA Dream lab, 2025.
A ótica do locador, o investidor
“Primeiro eu quero receber e fazer um caixa, depois invisto em algo aqui ou ali.” Essa frase parece fazer todo sentido, mas é perigosa. Quando você compra um imóvel para investimento com certeza já avaliou a localização, valor médio de mercado e potenciais de fluxo. Contudo, se o imóvel não está em condições compatíveis aos similares, você sai bem atrasado na largada, e o tempo é dinheiro quando falamos em locação, imóveis parados têm alto custo.
Segundo ponto , se o imóvel está em mínimas condições de receber, a menos que você abaixe o valor de oferta, também estará atrás em algumas posições referente à escolha dos locatários. Logo, existem intervenções necessárias que facilitam a manutenção do imóvel e aumentam não só as chances de agilidade na locação, mas também o valor agregado do imóvel, são elas:
Imagem 14 : Imagem referência.- Fonte: pinterest, 2025.
Iluminação:
Uma boa distribuição de iluminação, com itens de qualidade, deixam o ambiente aconchegante e convidativo.
Deixando mais fácil para o locatário visualizar sua próxima fase morando no imóvel.
Pisos e Revestimentos de qualidade:
Este item é um dos itens mais importantes na valorização de um imóvel, pois está intimamente ligado com a baixa necessidade de manutenção, tornando o imóvel prático para limpar, manter e devolver.
Além da qualidade, escolha de peças atemporais são uma bela pedida, pois possuem versatilidade de acabamentos, tornando o imóvel camaleão e deixando mais fácil a identificação por um maior número de pessoas.
Infraestrutura Tecnológica e Atualizada:
Elétrica preparada para receber interruptores inteligentes e pareamento com assistentes virtuais parecem algo fora de alcance,tal como um capricho, mas muito pelo contrário, estão já estabilizados na rotina da sociedade e essa disposição, torna o imóvel atrativo e diferenciado.
Imagem 15 : Imagem Produzida na Inteligência Artificial pelo Escritório.- Fonte: IA Dream lab, 2025.
Ar condicionado instalado:
Um item que hoje é um diferencial é o ar condicionado instalado, não só a infraestrutura para o próprio locatário instalar, não, a evaporadora e condensadora já instalados, e como todos os outros itens, apostar em marcas de alta qualidade e facilidade de encontrar peças para manutenção.
Armazenamento Funcional:
Muitos se enganam ao achar que fazer paineis e muitos armários de marcenaria valorizam o imóvel, justamente o contrário. A marcenaria é um investimento grande, quando fazemos a listagem de valores a marcenaria é comumente maior até que o valor destinado à equipe de obra.
Contudo uma marcenaria funcional e intencional atraem o cliente , para isso preciso separar os fatores:
Finalidade: É importante fazer um projeto para as finalidades gerais de qualquer pessoas, tais como: gabinete para a cozinha, armário de despensa, gabinete da área de serviço, vassoureiro, roupeiro, e um pequeno móvel de apoio na sala, caso tenha varanda gourmet no imóvel, armário superior e inferior para dar suporte à essa área. Esta é a funcionalidade básica para qualquer ser humano, paineis nas paredes, malabarismos com a marcenaria, podem ser um ponto contra em duas frentes : custo e gosto. Afinal é importante fazer um imóvel sofisticado, contudo com neutralidade estrutural, permitindo ao locatário colocar seu toque com seus próprios itens de decoração.
Cores e acabamentos: apostar em vidros e móveis laqueados também são uma furada, pois são acabamentos frágeis e de manutenção cara. Logo, apostar em tons madeirados funcionais ( são pigmentações mais neutras, nem tão vermelhas, nem tão amarelas) , e em cores sólidas e neutras como : branco, cinza, grafite , fendi, são o caminho natural para ter simplicidade e sofisticação aliados.
Imagem 16 : Imagem Produzida na Inteligência Artificial pelo Escritório.- Fonte: IA Dream lab, 2025.
Por fim, independente de que lado da moeda você esteja, saiba que é imprescindível ter um projeto, pois o projeto é o que concretiza o lúdico, o abstrato , em desenhos e planejamento. Tornando a visualização do cliente fácil para que tenha poder de solicitar ou alterar qualquer ponto, e, a transparência do orçamento de obra e execução.
Nós da Aurum Arquitetura e Interiores, somos especialistas em Projetos, e podemos realizar este objetivo para você. Um projeto singular e sob medida, dentro da realidade esperada de cada finalidade de investimento.
Escrito por: Ana Claudia Reis
Palavras-chave: #imoveisantigos #reformadeimoveisantigos #arquitetura #design #decoracao #saobernardodocampo #aurumarquitetura #charmedoantigo #casacomhistoria #investimento #qualidadedevida