Hoje, dia 08 de Março de 2025 comemora-se o dia da Mulher, um dia para refletirmos a jornada de conquistas e avanços na liberdade da mulher em ocupar os espaços que quiser.
Na Arquitetura, ao longo dos anos, temos de herança e na atualidade nomes de peso, que revolucionaram os projetos e maneiras de pensar em Arquitetura, são elas:
Lina Bo Bardi (1914-1992):
Arquiteta ítalo-brasileira, conhecida por sua abordagem humanista e social da arquitetura, valorizando a cultura popular e a integração entre a Arte e a vida cotidiana.
Projetou obras icônicas como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o SESC Pompéia.
Imagem 1 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Zaha Hadid (1950-2016):
Arquiteta iraquiana-britânica amplamente conhecida por seus projetos futuristas e arrojados, com linhas orgânicas e formas que imprimem muito movimento . Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker da Arquitetura, em 2004. Dentre seus renomados projetos estão: MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século XXI em Roma e o Centro Aquático de Londres.
Arquiteta iraquiana-britânica famosa por seus projetos futuristas e arrojados.
Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker da Arquitetura, em 2004.
Suas obras incluem o MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século XXI em Roma e o Centro Aquático de Londres.
Imagem 2 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Kazuyo Sejima (1956-):
Arquiteta japonesa , reconhecida por seu estilo minimalista e elegante, é co-fundadora do escritório SANAA, que projetou o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI em Kanazawa. Vencedora do Prêmio Pritzker em 2010, juntamente com seu parceiro Ryue Nishizawa
Imagem 3 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Sophia Hayden Bennett (1868-1953):
A primeira mulher a se graduar em Arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) , projetou o Edifício da Mulher para a Exposição Mundial Colombiana de 1893.
Imagem 4 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 5 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Agora, o reconhecimento de profissionais em atuação que tem peso e relevância no mercado, inspirando e realizando feitos incríveis.
Jeanne Gang (1964-):
Arquiteta americana, conhecida por seus projetos inovadores e sustentáveis, projetou o Aqua Tower em Chicago, um arranha-céu com design orgânico e ondulado. Seu trabalho busca integrar a natureza e a vida urbana.
Imagem 6 :Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 7 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Elizabeth Diller (1954-):
Arquiteta americana, conhecida por sua abordagem experimental e multidisciplinar, co-fundadora do escritório Diller Scofidio + Renfro, que projetou o High Line em Nova York
Arquiteta americana conhecida por sua abordagem experimental e multidisciplinar.
Cofundadora do escritório Diller Scofidio + Renfro, que projetou o High Line em Nova York.
Seus projetos exploram a relação entre arquitetura, arte e tecnologia.
Imagem 8 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 9 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 10 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Carla Juaçaba (1976-):
Arquiteta Brasileira conhecida por seus projetos que valorizam a simplicidade e integração com a paisagem, em 2013 foi a primeira brasileira a vencer o prêmio Arc Vision - Mulheres e Arquitetura. Seu projeto mais famoso é o Pavilhão da Humanidade, que foi construído para o Rio+20 em 2012.
Imagem 11 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 12 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Rosa Kliass (1932-):
Arquiteta paisagista brasileira pioneira na implementação do paisagismo do Brasil, foi a primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Entre seus projetos, temos o Vale do Anhangabaú , em São Paulo.
Imagem 12: Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Patricia Anastassiadis:
Fundadora do escritório Anastassiadis, aberto em 1993, é uma arquiteta brasileira renomada, conhecida por seu trabalho elegante e sofisticado. Seus trabalhos são poéticos e autênticos.
Patricia assinou projetos de interiores para a Luxury Collection, da rede Marriott, na Grécia, o Kempinski Residences, na Serra Gaúcha, e o St. Regis Residences, em Miami.
Projetos de design de produto, que incluem coleções completas de mobiliário, objetos e revestimentos.O escritório conquistou reconhecimento nacional e internacional, especialmente no setor hoteleiro de luxo.
Imagem 13 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Imagem 14 : Imagem referência.- Fonte: Google, 2025.
Ana Reis Girardi (1993- ):
Co-fundadora do escritório Aurum Arquitetura e interiores , concentra-se em Arquitetura e Design de Interiores com projetos que equilibram estética e funcionalidade.
Com a visão sempre voltada ao impacto ambiental, atua de forma incisiva em seus projetos para promover aos seus clientes a melhor solução , resultando em projetos singulares e sofisticados.
Com experiência em projetos residenciais, corporativos e comerciais , aborda a integração entre espaço interno e externo, valorizando as paisagens, luz natural e ventilação em cada projeto , uma marca registrada, assim como a afetividade singular, onde utiliza pontos específicos de sonhos e solicitações do cliente para realizar nos projetos.
Imagem 15 : Ana Claudia Girardi - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 15 : Projeto M+J -Edifício Le Corbusier - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 16 : Projeto Residência DG - Autoria Escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Imagem 16 : Projeto W+E - Autoria escritório Aurum Arquitetura e Interiores
Essas são apenas algumas das muitas mulheres que contribuíram e continuam a contribuir para a arquitetura.Me conta, você conhecia todas elas?
Visite-nos nas redes sociais!
Escrito por: Ana Claudia Reis
Palavras-chave: #imoveisantigos #reformadeimoveisantigos #arquitetura #design #decoracao #saobernardodocampo #aurumarquitetura #charmedoantigo #casacomhistoria #investimento #qualidadedevida